quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Fé que vence o mundo





Uma pesquisa do Instituto Vox Populi e da Revista Veja mostraram, recentemente, o nível de fé dos brasileiros.
99 % dos entrevistados afirmaram ter fé em Deus;
9% disseram não ter religião;
57% não frequentam igrejas ou culto religioso.
Isso mostra o retrato de uma sociedade que divorciou a fé da prática religiosa.
Podemos deduzir também que todos os brasileiros crêem em Deus. Para muitos, no entanto, essa fé não tem utilidade, uma vez que não usam essa fé pra nada.
Mas nós, que vivemos em Cristo, sabemos que “fé é a certeza das coisas que se não vêem”. Em Tiago 2:19-20, o Senhor nos questiona: “Tu crês que há um só Deus? Fazeis bem. Também os demônios crêem e estremecem. No entanto, a fé, sem obras é fé morta...”.
Afinal, como crer e executar obras? É, principalmente, ter compromisso com Deus, posição na qual é possível efetuar curas, exercitar dons, orar e ter respostas para sua oração, exaltar as obras do espírito e não dar lugar às obras da carne, entre outras obras espirituais que podemos descobrir ao servirmos somente a Deus.
FÉ QUE VENCE O MUNDO

Será que precisamos ter uma fé enooooorme para vencermos o mundo, suas tribulações, nossos imensos problemas?
Jesus Cristo afirma que não. Para Ele basta termos uma fé do tamanho de um Grão de Mostarda.
Isso vamos ver em Lucas 17: 5-6
Mateus 17:19-20
Marcos 4:30-32
Estes textos nos mostram que nossa fé precisa ser apenas do tamanho de um grão de mostarda, a menor de todas as sementes, para que os montes nos obedeçam e se movam.
Quais pensamentos e emoções invadem o nosso coração a respeito de um grão de mostarda? Será possível que uma semente tão pequenina pode se tornar um arbusto, em cujos galhos as aves se aninham? Se olharmos pelas leis da Física, pode não ser possível um grãozinho vencer o solo e se transformar em árvore. MAS JESUS É QUEM REGE AS LEIS DA FÍSICA...
Mas que fé é esta que pode mover montes? Teria que ser imensa, sistemática, planejada, convincente? Não se trata de ter uma grande fé, mas apenas uma fé do tamanho de um grão de mostarda, para que haja uma grande ação, promovida pela fé.
Jesus fala de uma fé do tamanho de um grão de mostarda, mas o que significa esse grão? O apóstolo Marcos (4:30-31) fala da menor das sementes. Realmente, um grão de mostarda tem que ser observado com lentes, pois mede apenas 0,95 por 1,1 milímetros.
Mas, porque o Senhor Jesus toma o exemplo do grão de Mostarda para ilustrar o significado de transportar montes?
Porque em um ano, essa semente que não pode ser vista a olho nu, se transforma numa árvore com galhos com cerca de 2 a 3 metros. Jesus, certamente estava falando de outra espécie de mostarda comum no Oriente Médio, e que pode atingir 5 metros, embora a semente seja igualmente pequenina.
NÃO É O TAMANHO DA FÉ QUE OPERA MILAGRES, MAS O EXERCÍCIO DA PEQUENA FÉ.
Cada um de nós tem um grão de mostarda dentro de nós - uma pequena medida da fé como nos mostra o livro de romanos 12:3 e Tessalonicenses 1:3 - uma fé que crescia muitíssimo.

É PRECISO MUDAR O RACIOCÍNIO
Será que não imaginamos algo errado quando pensamos na fé que precisamos ter para viver como cristãos verdadeiros? Mateus 13:31-32 (grãos não podem dar frutos se não forem plantados).
Quem não se defronta com problemas e situações que se avolumam como montes? São problemas financeiros, de saúde, de relacionamentos que, ás vezes, nos parece de solução impossível e quando desejamos ter uma fé maior para resolvermos tudo.

Nesta hora que precisamos mudar o raciocínio. Jesus disse: ... “se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda”... portanto nossa fé não precisa ser grande, simplesmente é suficiente termos fé.
Se o grão de mostarda fosse olhar para si mesmo teria tudo para se desanimar, pois certamente se acharia pequeno demais para se tornar uma árvore, ainda mais para aninhar aves em seus galhos. Imagina! Mas o grão de mostarda não se desanima... Não olha para si mesmo. Ele apenas se deixa plantar na terra, onde começa a crescer e, de tal forma, que em seus ramos “aninham-se as aves do céu...” Lucas 13:19. Enfim, o grão de mostarda não se torna árvore porque empreende grandes esforços, mas simplesmente porque se torna ativo e aplica aqui que possui.
Às vezes nos tornamos desanimados ao olharmos para nós mesmos, com uma fé pequena, limitada, sem perspectivas. Seria muito bom se pudéssemos compreender que, apesar de todas as nossas ansiedades, fraquezas, dificuldades e tentações diárias, podemos nos aquietar com fé infantil na mão do nosso Salvador.

Já imaginaram se Jesus Cristo tivesse se acovardado na hora da crucificação? Afinal, Ele poderia ter salvado a Si mesmo. Mas não se acovardou... sua fé era suficiente para que Ele soubesse que ressuscitaria dos mortos e nos livraria da condenação eterna. Sem esta Sua atitude estaríamos mortos, perdidos para sempre.

Não precisamos, como cristão, buscar novas formas e grandezas de fé, mas apenas usar a fé pela qual fomos salvos – a fé simples no Senhor Jesus Cristo. Os salmos de Davi também nos exemplificam o poder da fé. O salmo 18:29 mostra que... “contigo desbarato exércitos “...” Salmos 60-12 e Salmo 108:13 nos diz que “ em Deus faremos proezas”.

E Davi nem era tão corajoso assim! Ele apenas tinha fé e se agarrava, com toda simplicidade ao Deus, no qual ele acreditava e, assim, podia fazer proezas.

GRANDES RESULTADOS DA FÉ GRÃO DE MOSTARDA

A profecia Messiânica de Isaías 42:3 vem se cumprir em Mateus 12:20. Assim, se você se sente uma cana quebrada e um pavio que fumega, ou seja, se sente fraco, miserável, com uma pequena fé? Isso mostra que ainda existe algo em você. Uma cana quebrada ainda não está amassada e um pavio que fumega ainda não se apagou.
Apesar de todos os montes de dificuldades que talvez ainda existam neste momento à sua frente, você ainda tem uma centelha de fé e que pode ser ativada agora... porque disse que sua fé não precisa ser maior que um grão de mostarda.
Jesus está nos comunicando que tudo pode ser lançado ao mar, dificuldades, os problemas as angústias, as perdas, o desespero. Busque a Jesus com sua fé, ainda que pequena, ainda que você seja uma cana amassada e um pavio que fumega. Jesus sempre nos aceita...
Nasça de Deus
Em 1 João 5-4 vemos que “o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo – a nossa fé”... mesmo que singela, sacudida, posta à prova, mas firmada no sangue reconciliador e salvador de Jesus Cristo.
O caminho da fé que vence o mundo é simples. Temos apenas que confiar naquilo que nos é oferecido em Cristo.

Não tenha uma fé de frouxos que colocam a viola no saco. Consagre ao Senhor o pouco que tem, traga a sua fé do tamanho de um grão de mostarda e Ele virá ao seu encontro de maneira totalmente nova. Entrega o pouco de fé que você possui e Ele lançará ao mar as montanhas de sua vida, as suas dificuldades e preocupações.

Não é o tamanho da nossa fé que faz a diferença, mas a fé do tamanho de um grão de mostarda, num grande Deus! O Senhor Jesus é o autor e consumador da fé!

CONCLUSÃO

1) Porque a fé como um grão de mostarda? Porque o próprio Jesus mudou o curso da história da humanidade num pequeno espaço de tempo: apenas três anos. Em pouco tempo, Ele e seu pequeno grupo de apóstolos virou o mundo de cabeça pra baixo.
2) Porque o grão de mostarda possui o centro da vida. Uma pedra jamais germinará, mas um grão sim. A palavra de Deus contém a fonte da vida espiritual!
3) A parábola da semente que cresce (Marcos 4:26-28) salienta o maravilhoso crescimento do princípio básico do reino. Assim como os segredos da vida estão além da nossa compreensão, assim também está a ação da palavra de Deus, numa pessoa.
4) Não se pode ser salvo sem fé

Um comentário:

  1. Adorei as mensagens... Bom saber que vc esta sendo inspirada por Deus pra tao lindas mensagens.
    Grande Abraco.

    ResponderExcluir