sexta-feira, 29 de maio de 2009

MENSAGEM DO SALMO 23

O Salmo 23 foi escrito há quase três mil anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época.
Gen 49:24 –primeira vez que Deus é chamado de pastor: Pastor de Israel
Salmo 80 – Deus é novamente chamado Pastor de Israel
No Salmo 23, Davi O chama de meu Pastor... O pronome possessivo meu nos transmite a idéia de intimidade e comunhão.
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Isso não significa que Deus nos dará tudo o que queremos, mas nos dará tudo o que precisamos. Mas isso só acontecerá se o Senhor for realmente o nosso pastor, ou seja, se ele estiver conduzindo as nossas vidas. Se nós só fazemos a nossa própria vontade, escolhendo os caminhos que agradam ao nosso coração, mesmo sendo em direções pecaminosas, então o Senhor não é o nosso pastor. Mas se estamos vivendo de acordo com a sua vontade para nós, então estamos seguindo o Senhor como suas ovelhas. Portanto, tudo começa com compromisso e obediência. Essa é a essência do versículo . Se estou comprometido como ovelha, para obedecer e seguir ao Senhor, então ele está comprometido comigo para cuidar de mim e me dar tudo o que preciso. Não importa a sua necessidade. Se Deus é o seu pastor, Ele te dará todas as coisas.
Está faltando alguma coisa em sua vida? Talvez você pense que sim, mas pense novamente. Muitas vezes temos um ilusório sentimento de falta. Isso pode ser maligno. Deus nos deu pão e achamos que falta manteiga. Deus nos dá manteiga e achamos que falta queijo. Deus nos dá queijo e achamos que falta presunto. Afinal, quando Deus nos deu pão, nossa necessidade já estava plenamente suprida. Ao pensar assim, podemos dizer: Graças a Deus! Obrigado, Jesus! Quando os israelitas atravessavam o deserto, Deus lhes deu o maná. Ele vinha todos os dias, exceto no sábado, quando comiam o que restava do sexto dia. Nunca faltava, mas o povo nunca estava satisfeito (Num.11.4-10). Esta insatisfação chama-se cobiça, concupiscência (Ec.6.7; I Jo.2.16). Queriam carne. Deus lhes deu o que pediam, mas isso lhes fez mal (Num.11.31-35). Precisamos ter cuidado com o que queremos. Não estamos impedidos de orar pedindo algo que não seja pecaminoso.

Ainda que eu andasse pelo Vale da sombra da morte... não temeria mal algum
Na Palestina existe um vale que vai de Jerusalém ao Mar Morto, chamado de Vale da Sombra da Morte.É uma trilha perigosa que corta as montanhas e onde qualquer vacilo pode levar à morte. Quando o pastor conduzia as ovelhas por vales, os lobos se escondiam entre as rochas para atacar as que ficavam para trás, caídas. Então o Pastor voltava e, se encontrasse alguma ovelha caída entre as pedras, usava o cajado para resgatá-la Ali o pastor anda ao lado das ovelhas para que se sintam seguras.Este salmo foi escrito por Davi logo após o confronto com Golias no vale; por isso ele usa essa expressão, da sombra e da morte, porque a sombra de Golias refletida nele simbolizava a morte. Assim é Deus com as nossas vidas. Quando caímos e ninguém estende as mãos para nos socorrer, Deus sempre está pronto a nos levantar com sua Palavra de poder. Pois sete vezes pode cair o justo, mas sete vezes o Senhor está pronto a levantá-lo (Prov.24:16)
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranqüilas

Ovelhas têm medo de águas revoltas, medo de se afogar. O bom pastor usa seu cajado para represar um pouco a água, para que suas ovelhas bebam tranquilamente.
As ovelhas se recusam a repousar quando estão com fome ou sede. Só há uma maneira de fazer com que elas se deitem e repousem: dando-lhes alimento e água. É assim que Deus faz conosco. Primeiro Ele nos faz descansar, alimentando-nos com o Pão e a Água da Vida - Jesus Cristo. Nele temos descanso. Por isso convida: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Achareis descanso para vossas almas. Mat. 11:28 e 29.
Em Jesus Cristo, as ansiedades mais profundas daqueles que nEle crêem se desvanecem.
Deus nos manda aquietar e saber que Ele é Deus (Sl 43:10) e descansar, pois não há turbulência nem o que temer se é Deus que cuida de nós.

Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça ...
O cuidado do Senhor traz orientação
Ovelhas são míopes e não enxergam além de oito metros adiante. Também não têm senso de direção. Por isso, pastores da Palestina conduzem seus rebanhos através de trilhas, pois só eles conhecem aquelas que conduzem ao bom pasto. Algumas destas trilhas levam a becos sem saída e a precipícios.
Alguns de nós, às vezes deixam o bom pastor para seguir por trilhas falsas, ventos de doutrina...ah vou tomar uns passes ali... e cai nas mãos do inimigo.
Veredas são caminhos e justiça é a Palavra de Deus. Então Davi está dizendo que só a Palavra de Deus pode conduzir o homem em triunfo.Refrigério é porque a ovelha devido ao calor precisava sempre ter a cabeça molhada para não desfalecer. Assim, Deus molha a todo instante a nossa cabeça com o óleo da unção, para estarmos preparados e enfrentar as adversidades da vida.
A orientação do Senhor, sempre nos leva a caminhos seguros.
Através de Jesus Cristo, Deus nos leva para além do descanso. Em nosso encontro com Ele, somos perdoados, e Deus nos dá a certeza de que a perfeita obediência de Cristo é aceita em lugar da nossa e que, portanto, se estamos dispostos a obedecer a Deus, o Céu será o nosso lar eterno.


Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos, unges-me a cabeça com óleo, o meu cálice transborda

Aqui Davi fala da medida de gozo, alegria, satisfação e felicidade provenientes do Senhor. Deus nos concede bênçãos em tão grande quantidade que nosso cálice se enche e transborda! Quando vamos a Deus, o mesmo acontece conosco. Encontramos refúgio, e Satanás, nosso grande inimigo, não nos pode fazer nenhum mal. O Senhor nos fortalece, por meio de Jesus Cristo, e nos defende dos ataques do diabo.
O Pastor antes de soltar as ovelhas para pastar, sempre vai à frente delas e arranca as ervas venenosas. Coloca as ervas sobre uma pedra, numa altura em que a ovelha não possa alcançá-las e venha a comê-las e morrer.
Assim Deus faz com as nossas vidas, usando o seu Espírito Santo a testificar o que vem Dele, para que não comamos o que vem do diabo, como muitos "crentes” têm comido e morrido com as ervas venenosas.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão...
Nossa caminhada com o Senhor é eterna. Depois de atravessarmos o vale da sombra da morte neste mundo, entraremos na casa do Senhor. Lá não haverá mais inimigos nem mal algum. O salmo 23 fala da jornada do salmista durante sua vida, como a ovelha que caminha com o pastor durante todo o dia. Quando se aproxima a noite, as ovelhas são recolhidas. Assim será conosco. Seremos recolhidos à casa do Senhor, onde passaremos a eternidade.
A ovelha sabia que o seu Pastor nunca a abandonaria e nunca desistiria dela. Por isso podia contar com sua bondade mesmo quando ela se desviava do rebanho e ficava a mercê do lobo. O Pastor sempre se fazia presente, e na hora certa a livrava.
Depois de nos dar refúgio e tratar como se fôssemos hóspedes ilustres ou pessoas escolhidas para um trabalho especial, abençoando-nos abundantemente, o Senhor ordena que duas de Suas servas - Bondade e Misericórdia - nos acompanhem e sirvam durante toda nossa vida.
A bondade divina sempre suprirá nossas necessidades e Sua misericórdia sempre apagará nossas transgressões e falhas.



Conclusão
Embora conhecesse suas imperfeições, Davi encerrou seu cântico, afirmando com convicção: "Habitarei na casa do Senhor para sempre.
Estas palavras nos indicam claramente que a profunda compreensão do caráter amoroso de Deus revelada pelo salmista nos versos anteriores, proporcionou-lhe à mente a completa certeza de sua salvação futura. Desviando os olhos de seu imperfeito caráter e fixando-os no amoroso caráter divino, Davi não podia duvidar de que viveria eternamente. E Deus quer que todos nós tenhamos idêntica segurança.
Deus não desistiu de você mesmo sabendo que estás desviado da sua presença. Ele continua livrando-lhe por misericórdia e lhe dando oportunidades de voltar.
Se você está andando por trilhas perigosas, aproveite o chamado do Pastor que deu a vida pelas ovelhas (Jesus), e volte correndo para o Seu aprisco! Ele hoje está de braços abertos a lhe esperar e nunca, nunca desistiu de você. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário